sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mascarpone feito em casa

Gosto muito de fazer Tiramisù, das sobremesas italianas esta é a minha preferida, mas tenho dificuldade com o "Mascarpone", um queijo cremoso obrigatório no tiramisu, que quando encontro é muito caro e acabo substituindo por outros do tipo "cremoso".

Procurei pesquisar e descobri uma receita super fácil, você vai precisar apenas de creme de leite fresco e limão.

Rendimento:
300/350 gramas de mascarpone

Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco
7 ml de suco de limão (+- 1 colher)


Preparo:

Primeiramente vamos aquecer, em fogo baixo, o creme de leite a 85 graus, se tiver um termômetro ótimo, se não tiver, esta temperatura é alcançada quando começar aquelas pequenas bolhinhas de fervura.

Sempre mexendo e com o fogo baixo, quando atingir a temperatura, coloque o suco de limão 1 gota por vez, continue mexendo por mais uns 2 ou 3 minutos, aos poucos o creme começa a ficar denso, desligue o fogo, e deixe repousar por uns 15 minutos.

Depois deste tempo perceberemos que o creme de leite estará mais denso, um pouco menos que a densidade do creme de leite de caixinha.

Com o auxilio de um escorredor de massas e um pano de prato muito limpo, despeje o creme, deixe esfriar e leve à geladeira por 24 horas, enquanto isso se formara o mascarpone. (escorrera um pouco de liquido, por isso é importante que o escorredor esteja dentro de outro recipiente).

Depois de 24 horas na geladeira teremos pronto o nosso mascarpone.

Vou deixar o link do video (em italiano) para que voces possam tirar alguma duvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário